Versão de Setembro do jornal
O Gritador:
O significado do 07 de setembro de 2009
Hoje, quando vemos o Brasil com sua Constituição, fronteiras definidas, eleições, um presidente da República, ministros, Congresso Nacional, estados, Forças Armadas, embaixadores em quase todo o mundo, relações comerciais também mundiais, representação na ONU, nem imaginamos quanta coisa aconteceu no passado até o país chegar ao que é agora.
O “grito” de D. Pedro I às margens do Ipiranga, em 1822, não bastou para criar um novo país. O 7 de setembro tem valor simbólico, como uma espécie de “aniversário” do Brasil, escolhido pelo próprio governo após a separação de Portugal. Os ideais de liberdade presentes nos discursos foram bastante teóricos e muito pouco práticos.
Pela nossa independência foi pago 2 mil libras esterlinas à Portugal. Fomos o único país da América a nos tornarmos uma monarquia após a independência, além de continuarmos escravocratas.
Nossa primeira Constituição, em 1823, por exemplo, não foi aceita pelo imperador e o mesmo mostrou seu caráter autoritário quando disse: “espero que a Constituição que façais mereça a minha imperial aceitação”. Pois bem, D Pedro não a aceitou e em 1824 outorgou (impôs) uma Constituição na qual figuravam 4 poderes: executivo, legislativo, judiciário e moderador. Pelo poder moderador o imperador intervia nos outros 3 sempre que achasse necessário. A democracia esperada ficava para mais tarde.
O exposto neste pequeno trecho são só pequenos exemplos do quão custosa foi a independência do povo no sentido literal da palavra. Entretanto, o trecho do hino da independência “Já raiou a liberdade no horizonte do Brasil” explica um significado que devemos incorporar hoje nas comemorações de 7 de setembro.
Diferentemente do século XIX, devemos marchar hoje por um Brasil mais justo, mais igualitário, por uma prática política mais limpa, só assim cada cidadão sentirá dentro de si o verdadeiro significado da palavra LIBERDADE.
Prof. Valdemir, graduado em História e especialista em História do Brasil: Economia e Sociedade.
Elogios Merecidos
A todos os membros do Grêmio Estudantil pela sua colaboração imprescindível nas comemorações da semana da pátria. Também a todos os alunos que participaram do desfile e enfrentaram fortes as intempéries do clima serrano. Vale deixar registrado aqui elogios mais específicos por ordem dos pelotões:
À frente de todos as representantes do Grêmio Estudantil, verdadeiras filhas de Zeus, musas da História, Helenas de Tróia multiplicadas por 4, deixaram muitos Menelaus e Páris babando ou feito sequestradores de Perséfone.
Os pimpolhos de 1ª a 4ª série revelaram ser realmente ser a força futura do Brasil. Depois vieram os alunos da 5ª série, com a responsabilidade de quem já sabe o que é democracia e sabem que a História Clássica (Grécia e Roma) ainda molda suas vidas e lhes trazem o direito a cidadania. Logo após a 6ª série, marchavam como servos em busca de libertação, como navegadores que querem desbravar os mares e fiéis à liberdade de pensamento. A 7ª marchava com o pensamento iluminista em suas mentes e um sentimento revolucionário napoleônico em seus corações. A 8ª série surgia como o renascer da esperança de um mundo melhor, a História nem sempre é de alegrias e eles já sabem sobre as agruras de 3 grandes guerras (1ª e 2ª Guerras e Guerra Fria) e o que isto ocasionou à humanidade - Eles farão diferente - Por último todo o Ensino Médio que em cada bater de pé lembrava de toda a sua vida escolar básica e de um futuro que muito em breve vai estar preso em suas próprias mãos, lembravam as palavras de um professor maluco que ardem seus ouvidos e inquietam seus sonhos.
“...Sumam daqui...voltem... quando estiver o que oferecer...Bom jardim precisa de vocês...”.
Enfim, parabéns a banda que apesar dos poucos ensaios não deixou de brilhar. A todos os que participaram do desfile de 7 de setembro e fizeram deste um dia ímpar, que seus sonhos não fiquem compactados com o asfalto quente das avenidas Bonjardinenses e nem congelados nas geadas de nossos campos. Que eles se propaguem como um vírus mutante do qual nenhum cientista consegue achar a cura total. ‘Eu amo vocês, e vocês são a História, e se a História é mãe da humanidade, então eu sou um Édipo, amante da própria genitora’.
Prof. Valdemir
Cada um no seu quadrado
No dia 6 de setembro durante o desfile cívico muitos mostraram o verdadeiro respeito que nosso amado Brasil merece. No entanto alguns cavaleiros, com certeza mais desinformados e também mais mal educados que os animais que eles montavam, ficaram passando entre os pelotões durante o desfile.
Ninguém aqui quer colocar em discussão e nem nega o valor do tradicionalismo, ninguém esqueceu que foi no lombo de cavalos que nossos horizontes foram desbravados, que nossas fronteiras foram ultrapassadas pelas tropas que desciam a Serra e que eram os bravos cavaleiros que a subiam com mantimentos. De maneira alguma se discrimina isto. Acontece que numa comemoração cívica em que devemos uma mostra de beleza e respeito a pátria nada mais justo que “cada um no seu quadrado”. Ou seja, todos podem e devem fazer bonito, cada um no seu devido momento e respeitando o horário dos outros. Cavalo na frente de alunos é no mínimo desrespeito aos alunos, ao Brasil e até ao tão adorado tradicionalismo que tais proprietários de animais sem controle fisiológico defendem e no entanto pouco entendem.
Karine Alves 8ª2
É Tanto Atleta!
Nossa escola tem tanto atleta que impossível é não esquecer de elogiar alguns.
Na edição passada foram elogiados os participantes do JESC. Nesta edição O Gritador vem dar elogios e os maiores votos de admiração aos atletas da Maratoninha. Dizem alguns que esses atletas parecem que tem um pacto com Mercúrio, o deus romano da velocidade. Mas na verdade tudo é fruto da dedicação, da paixão e do profissionalismo do Professor Léo, é ele o responsável pelo treinamento e preparo físico desses maratonistas. Na 1ª Corrida de Rua da SDR São Joaquim – etapa regional da Maratoninha – eles deixaram pra traz quase 300 participantes. Foram eles: Lizandro Damaceno (categoria 10 a 11 anos) e João Paulo de Souza (categoria acima de 18 anos).
Parabéns atletas! Parabéns Professor Léo!
A Importância do Esporte
Por Prof. Zenóbio Baldessar*
Sabemos que participar de alguma atividade física esportiva é super importante para todo ser humano.
Praticar esportes é um atalho para uma vida saudável, contribuindo para uma qualidade de vida tão comentada nos dias de hoje.
Dedico-me ao esporte e no incentivo a sua prática, bem como também no convencimento junto às autoridades, da importância e necessidade do mesmo em nosso município com atividades desportivas como Rua do Lazer, 2º Tempo, Escola Aberta, treinamentos, escolinha de futsal, voleibol, xadrez, entre outros. É nestes momentos que o esporte envolve o pensamento, de forma saudável e descontraída, de todos os participantes.
Nossa escola participa de todas as competições esportivas de nível escolar, mas a essência da participação é o desvio de pensamento de atitudes negativas que levam sempre a caminhos obscuros e tristes, além de muitas vezes, sem retorno.
Acompanho o rendimento escolar dos alunos que participam dos treinamentos, que realizo pós horário das aulas, junto com a colaboração dos professores e direção, para elucidar a responsabilidade e o compromisso que devemos ter com a educação, a vida com qualidade e a formação de nossos futuros cidadãos.
É dessa forma, cada um fazendo sua parte, e juntando o físico e o intelecto que estaremos semeando os bons resultados que colheremos no futuro. “Corpo são, mente sã”.
* Professor Zenóbio é Graduado
e Especialista em Educação Física
1º de Setembro dia do profissional de Educação Física. Parabéns a todos esses que se dedicam aos cuidados da saúde física e mental.
A HISTÓRIA DO ROCK
Por Rod Romano*
O que vem a sua mente quando escuta a palavra ROCK ?
Para alguns poderá ser um simples estilo de música, amado e odiado, mas para outros pode ser uma vida, como para mim, que apresentarei um pouco da história desse movimento que tem seguidores pelo mundo todo.
"Rock 'n' Roll não se aprende nem se ensina." (Raul Seixas)
Rock é um termo abrangente que define o gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiu e se definiu nos Estados Unidos da América no final dos anos quarenta e início dos cinqüenta, que evoluiu de vários estilos musicais, daonde se destaca o blues.
A musicalidade do rock, consiste, na maioria das vezes, no uso da guitarra elétrica, baixo elétrico, bateria, e outros instrumentos de apoio, como o teclado.
“A guitarra é a única coisa da minha vida que não ferrou comigo.”
Dave Mustaine, guitarrista do Megadeth
Após muita discussão e polêmica, o primeiro registro de rock n’ roll da história da música vem de seu eterno rei, Elvis Presley, em seu primeiro single, That's All Right (Mama)"
O rock se desmembrou e deu origem a vários estilos. Alguns deles: Rock Britânico, com destaque para o rock n’ roll do Rolling Stones, o progressivo dos Beatles e do Pink Floyd, chegando até o hard rock do Oasis, que permanece na ativa até hoje. O Hard Rock, daonde surgiram talvez, as maiores bandas da história. Scorpions, Led Zeppelin, Guns N’ Roses, Bon Jovi, Kiss, AC/DC, Deep Purple, Aerosmith, fazem parte do estilo mais popular do rock, que pode-se dizer, que começou com o Black Sabbath de Ozzy Osbourne, o príncipe das trevas. O Punk Rock dos Ramones e do Sex Pistols, de Sid Vicious, homem que mais tenha levado ao pé da letra o lema Sexo, Drogas & Rock N’ Roll ! O Glam Metal, do Queen do grande Freddie Mercury, do Skid Row e do Poison. O Heavy Metal do sempre aclamado Iron Maiden e da banda Brasileira mais conhecida no gênero, o Sepultura.O rock alternativo e o grunge que englobam bandas como Nirvana, R.E.M, Alice in Chains, Pearl Jam e Blind Melon.
"O Rock and Roll é uma das chaves, uma das muitas, muitas chaves de uma vida complexa. Não fique se matando tentando todas as outras chaves. Sinta o Rock and Roll, e então provavelmente você vai descobrir a melhor chave de todas." (Pete Townshend)
O Woodstock Music & Art Fair (informalmente chamado de Woodstock ou Festival de Woodstock) foi um festival de música anunciado como "Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música", organizado na fazenda de 600 acres de Max Yasgur na cidade rural de Bethel, no estado de Nova York, Estados Unidos. Foi realizado entre os dias 15 de agosto e 18 de agosto de 1969. Originalmente, o festival deveria ocorrer na pequena cidade de Woodstock, também estado de Nova Iorque, onde moravam músicos como Bob Dylan, mas a população não aceitou, o que levou o evento para a pequena Bethel, a uma hora e meia de distância. Foi nesse festival que Janis Joplin e Jimi Hendrix se fizeram lendas, e começaram a compor a Santa Trindade do Rock, juntamente com Jim Morrison, do The Doors.
Maiores Perdas do Rock:
18 de setembro de 1970 - Jimi Hendrix, engasgado com o próprio vômito, aos 27 anos.
4 de outubro de 1970 - Janis Joplin, overdose, aos 27 anos.
3 de julho de 1971 - Jim Morrison, causa não comprovada, aos 27 anos
16 de agosto de 1977 - Elvis Presley, insuficiência cardíaca, aos 42 anos.
2 de fevereiro de 1979 - Sid Vicious (baixista dos Sex Pistols), overdose, aos 22 anos.
19 de fevereiro de 1980 - Bon Scott (vocalista do AC/DC), sufocado com o próprio vômito devido a coma alcoólico, aos 33 anos.
25 de setembro de 1980 - John Bonham (baterista do Led Zeppelin), overdose alcoólica, aos 33 anos.
8 de dezembro de 1980 - John Lennon (guitarrista e vocalista dos Beatles), assassinado, aos 40 anos.
19 de março de 1982 - Randy Rhoads (guitarrista do Quiet Riot e de Ozzy Osbourne), acidente de avião, aos 25 anos.
27 de setembro de 1986 - Cliff Burton (baixista do Metallica), acidente de ônibus durante a turnê Damage Inc., aos 24 anos.
21 de agosto de 1989 - Raul Seixas (cantor solo), parada cardíaca, aos 44 anos.
7 de julho de 1990 - Cazuza, AIDS, aos 32 anos.
24 de novembro de 1991 - Freddie Mercury (vocalista do Queen), AIDS, aos 45 anos.
5 de abril de 1994 - Kurt Cobain (vocalista e guitarrista do Nirvana), suicídio aos 27 anos.
21 de outubro de 1995 - Shannon Hoon (vocalista do Blind Melon), overdose, aos 28 anos.
11 de outubro de 1996 - Renato Russo (vocalista da Legião Urbana), AIDS, aos 36 anos.
7 de julho de 2006 - Syd Barrett (ex-Pink Floyd) problemas de saúde decorrentes de diabetes, aos 60 anos.
E no dia 13 de Agosto de 2009, se foi também Les Paul, a quem é dedicada essa matéria, por ser o inventor da guitarra elétrica e designer de uma das guitarras mais famosas do mundo, a Gibson Les Paul, usada pelo lendário guitarrista do Guns N’ Roses, SLASH. *Rod Romano 3º Ano 1
PARA REFLETIR
A amizade é “10”
Amigo, companheiro fiel
em todos os momentos,
coração aberto e mente estendida
na hora da dor mais profunda,
e da alegria mais plena.
Seu fruto, a amizade, êxtase do amor,
bem estar que perpassa a vida,
puro fruir da gratuidade de cada um.
Doação sem contrato de risco,
sem controle, submissão, cobrança.
Amizade é festa, maravilha e vida.
Pequena amostra
da pura gratuidade de Deus.
Amizade é mais que virtude,
é sacramento que imprime caráter,
marca indelével, para sempre.
Pronunciar lentamente a palavra amigo,
escandindo as sílabas,
ao ritmo do coração.
Os olhos brilham
e a vida parece ter novo impulso.
Jamais desista de ser amigo.
Vale a pena qualquer esforço,
pois nada poderá,
se comparar
a uma verdadeira amizade.
Natália Maccari.
Reflexão cedida pela Profª Magda Baldessar
+DEVANEIOS
De tudo que meu pai me falou uma coisa lembro-me muito bem: “Nada que vem do progresso humano, e que seja novo, é aceito com unanimidade, esta é a sina dos iluminados, fazer o novo e levar a crítica dos despeitados”
Fernando, filho de Cristóvão Colombo,
relembrando as palavras do pai.
Desculpas
Em virtude da grande polemica causada pela matéria da edição anterior - Prática docente X educação ambiental – O Gritador vem nesta edição de setembro pedir as mais humildes desculpas.
Quem escreveu foi alguém que se identificou com o cognome Montezuma I mas o mesmo confessou que escreveu um monte de asneiras, afinal de contas o mesmo tinha pouco conhecimento a respeito dos profissionais de educação da Região Serrana de SC e por causa de meia dúzia de relatos, talvez inverídicos, jogou todos os educadores em uma “vala comum”. Ao todo calculasse que tenham sido ofendidos mais de 2000 (dois mil) profissionais.
Montezuma disse não saber que a Região Serrana era repleta dos mais altíssimos profissionais: Todos os biólogos só andam de carro se a distancia a percorrer for maior que 5 Km e tanto geógrafos quanto biólogos compram briga com qualquer um que fale em matar animais ou derrubar árvores. Os historiadores e filósofos da região também são os melhores, pois seus alunos sempre gabaritam nos vestibulares e no Enem, todos os alunos conhecem de Sócrates, a Karl Marx e Friedrich Nietzsche; da Formação da Cidade Antiga escrito por Fustel de Coulanges, até A Revolução dos Bichos escrito por George Orwell . A turma das Letras dispensa elogios, basta notar que em cada esquina, de qualquer cidade da Região Serrana, bem como nos bares e pubs o assunto é literatura. Tem aluno que ousa afirmar que já leu Sobrados e Mucambos e Casa Grande e Senzala, ambos de Gilberto Freire, até 3 vezes e estão loucos de vontade de ler a quarta do tanto que gostam de ler. Todas as pedagogas, bem como todos os profissionais citados sem exceção alguma, dizem se sentir deprimidos quando entram em férias porque “sua sina é ensinar com um amor platônico”. E pra finalizar, nenhum professor de Educação Física bebe, fuma ou deixa de se preocupar um instante que seja com sua saúde, todos, também sem exceção, treinam equipes em todas as modalidades de esportes e não deixam nunca de participar de jogos inter municipais.
A única coisa que Montezuma disse não entender – e daí, agora nem O Gritador tem resposta – é por que o salário desses educadores não aumenta? Diante das desculpas acima é desnecessário dizer que o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o mais alto do Brasil. E como não ser? Afinal trata-se do mais alto gabarito de profissionais do mundo, superando até os mestres e doutores da Europa, dos EUA e de Cuba.
No final da entrevista Montezuma desabafou dizendo: “preciso procurar tratamento psicológico porque tudo está uma maravilha, e mesmo assim consigo enxergar coisas ruins; preciso tratar desse meu ceticismo”. Vale lembrar que o tratamento não será difícil porque todos os psicólogos da Região Serrana são perfeitos e, se for caso para psiquiatra, nenhum precisa de mais de uma consulta para acertar os medicamentos e deixar seus pacientes curados.
Tudo é perfeito! A única coisa ruim é o psicológico do Montezuma e o assombro do Gritador.
Nicolau Maquiavel
OUTROS SETEMBROS
Dia 3 de setembro foi o dia do Biólogo. Parabéns a todos esses estudiosos e protetores da vida em nosso planeta.
10-09-1611- Lei do rei Felipe II de Portugal (e III de Espanha) declara legítima a escravidão dos índios aprisionados em guerra.
7-09-1822- As margens do riacho Ipiranga D. Pedro primeiro declara a Independência do Brasil.
24-091834- Morre em Lisboa, aos 36 anos, d. Pedro I do Brasil (e IV de Portugal).
20-091835- Forças rebeldes lideradas por Bento Gonçalves tomam Porto Alegre, iniciando-se assim a Revolução Farroupilha, contra o centralismo do Império.
27-09-1842- Inaugurada, em São Paulo, a iluminação pública a azeite.
28-09-1871- A Lei do Ventre Livre declara livre todos os filhos de escravas nascidos a partir da data de sua promulgação.
11-09-2001- Ataque as Torres Gêmeas nos EUA, atribuído ao afegão Osama Bin Laden líder do Alcaida.
[jornal] O Gritador II
Postado por
E.E.B. Adolfo José Martins
on segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Marcadores:
jornal
0 comentários:
Postar um comentário