Versão de Agosto 2009 do Jornal O Gritador.
EditorialNa região fronteiriça entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul existe uma lenda sobre um homem que, por maltratar a própria mãe a ponto de provocar-lhe a morte, foi por ela amaldiçoado, condenado eternamente vagar pelos campos e matos sem jamais encontrar o caminho de casa, gritando por socorro. No imaginário popular, portanto, uma alma que pena e assombra a vida terrena com gritos horripilantes.
Já o jornal O Gritador trata-se de uma obra viva e materializada mas que, por um lado em semelhança como lendário gritador dos campos de cima da serra, tem por objetivo assombrar e causar inquietudes em seus leitores. Por outro, ao contrário da lendária alma vagante não pretende gritar por socorro, mas se impor como o próprio socorro de um conjunto de mãos (O Grêmio Estudantil) ávidas por escrever sobre os desassossegos de estudantes e docentes de EEBAJM.
Em suma, é um jornal que vai elogiar quando necessário e criticar sempre que preciso. Por isso o espaço será democrático e disponibilizado a todos que tenham vontade de expor suas idéias.
Grêmio Estudantil 2009 EEBAJM
Prática docente X Educação AmbientalPor Montezuma I*
O Congresso de Educação da Região Serrana, ocorrido em Lages nos dias 30 e 31 de julho de 2009, como sempre reuniu grande parcela dos nossos intelectuais serranos, seja no intuito de adquirir conhecimentos em sua área, seja somente para somar algumas horinhas de curso em seus “belos” currículos. Porém o comentário que chegou até os ouvidos de O Gritador é no mínimo de causar arrepios até em assombração.
Na ante-sala onde há o cadastramento dos professores ouvintes (se é que se pode chamar esses que serão descritos aqui de professores) se encontraram – para começar – duas professoras: uma de geografia e uma de biologia (pelo menos já se diziam formadas). A de geografia disse para a outra: “Menina, que lindo esse teu casaco de pele! É sintético, né?” Para pavor dos que estavam em volta ouvindo a dita bióloga respondeu: “Que nada é de animal de verdade mesmo. Minha mãe trouxe da Argentina, mas com certeza é um animal brasileiro que chegou lá através do mercado negro e depois veio parar aqui no meu corpinho de novo”. No meio da conversa chegou uma pedagoga indignada que dizia que como se não bastasse atrapalharem as férias dela com esse tal Congresso de Educação aquele cadastramento estava muito demorado e além de tudo na outra semana ela teria que estar na escola de novo para dar aula para aquelas crianças que ela odiava. Apesar da indignação ela perguntou se o casaco da outra custou muito caro. E a dita cuja respondeu: “Com certeza se não fosse presente eu não teria condições de comprar, afinal de contas o patrimônio que tenho e poderia transformar em dinheiro são umas araucárias que aquela droga do IBAMA não me deixa cortar, se deixasse eu poderia comprar um carro porque imagina vocês que eu caminho quase 1000 metros pra chegar no meu trabalho”. A geografa então falou: “Pois é! Eles também me encheram a paciência porque eu queimei um pouco de pasto na minha propriedade”. Mas o pior mesmo foi quando chegou um cientista social e alertou que elas deviam se preocupar com o futuro do planeta e então
um historiador se intrometeu e disse: “não tô nem aí porque o futuro a Deus pertence”. E um filósofo pra completar o apoiou: “É isso aí cara!”. Um outro professor formado em Letras por uma faculdade à distancia disse que não sabia quem eram os palestrantes do evento porque tinha preguiça de ler a programação. Quem não falou nenhuma besteira foi um professor que por causa da obesidade tinha dificuldades de se manter em pé. Ele só fumava um cigarro para ver se acalmava-se, depois foi descoberto que ele era habilitado em Educação Física.
Bom! O difícil nisto tudo é imaginar um bom futuro para o Brasil e o mundo, pois aí não temos educadores e sim pessoas que escolheram a área da Educação porque não sabiam o que queriam.
E o salário! Por que não aumenta?!?!.
*Imperador Asteca
Pródigos e Prodígios “Sumam daqui...e voltem quando tiverem algo a oferecer”. Essas foram as palavras amargas do professor Valdemir, titular da disciplina de História, em entrevista concedida ao Gritador. O professor se diz decepcionado com o baixo número de alunos que terminam o Ensino Médio e não dão mais continuidade em seus estudos. A média é de menos de 10% de alunos formados na escola que entram no Ensino Superior. O professor associa à isto a grande falta de profissionais das mais diversas áreas no município de Bom Jardim da Serra e termina a entrevista dizendo: “Bom Jardim não precisa mais de filhos pródigos e sim de prodígios”
Rod Romano
Prevenção, sim; apavoramento, não!
1918: gripe espanhola 500 milhões de infectados. 50 milhões de mortes. 1957-1958: gripe asiática, 1 milhão de mortes. 1967-68: gripe de Hong Kong, 1milhão de mortes. 1977-78: gripe russa, 1 milhão de mortes. 2009: gripa suína, 8 mil casos. 70 mortes. O porco grande que esta se infectando de tanto ganhar dinheiro é o dono do laboratório que fabrica e detém a patente do Tamiflu.
Profª Ana Karina
WIKIPÉDIA: LIXO ABERTOMuitos estudantes acham a Wikipédia o máximo. É abrir, procurar o que pesquisa, copiar, colar e pronto. Pois aí vai o alerta: a Wikipédia é uma enciclopédia livre na qual qualquer um pode alterar e acrescentar informações.
Outro dia o professor de história dessa escola colocou de propósito uma informação afirmando que Bom Jardim da Serra foi fundado por Antonio Correia Pinto e o mesmo abriu a Serra do Rio do Rastro a fio de facão. A notícia permaneceu lá por umas seis horas e depois o mesmo professor a apagou. Isto foi feito só para provar que o site não é nem um pouco confiável e o Ctrl+C e Ctrl+V pode te fazer copiar verdadeiros lixos de informação.
Nada substitui a verdadeira pesquisa. Ou seja, tem que ler para aprender.
CULTURA E AMBIENTE
“O CICLO DA MADEIRA” EM
BOM JARDIM DA SERRA (1948-1987)Não fale em necessidades! Reduza a natureza às necessidades naturais e o homem não passa de um animal. Entende que precisamos de algo mais para continuar vivendo?
SHAKESPEARE Apud COELHO – 1997
A madeira figura, por sua importância econômica, como uma das principais matérias-primas para o comércio mundial. Sua influência no progresso da humanidade é das mais evidentes. Foi usada pelos povos antigos sob formas ainda primitivas. O advento das ferramentas aumentou as possibilidades de emprego e diferenciou os usos da madeira.
O desenvolvimento da terra, de flora e de fauna e da humanidade é fonte de imensa fascinação e este artigo está em posição de aprofundar o conhecimento acerca deste tema. A cidade de Bom Jardim da Serra viveu o que hoje é denominado “O Ciclo da Madeira”, com a implantação de várias madeireiras para explorar a riqueza de nossa terra. Os rastros positivos e negativos dessas atividades estão preservados nos Museus da região onde houve o extrativismo da madeira, e principalmente na memória daqueles que vivenciaram esse período. Socializar este conhecimento para o público é construir, ampliar e ao mesmo tempo qualificar o olhar frente aos equipamentos histórico - culturais que nos cercam.
O meio ambiente, a partir de um ponto de vista humanista, compreende a natureza e todas as modificações nela introduzidas pelo homem. Assim esta mesma visão nos permite separar o meio, transformando em dois: o natural e o cultural.
A cultura, segundo o conceito antropológico é o elemento que identifica as sociedades humanas, ainda que a não consiga existir isolada do mundo natural. Dessa forma dizemos que cultura e ambiente são elementos indissociáveis, portadores de ampla diversidade. “A história é a estampa de um povo. Seu desaparecimento esta para sua gente assim como o ar está para a raça humana” (MACARI – 1992).
Com efeito, o que consideramos patrimônio ambiental-natural e cultural, é elemento fundamental da cultura e principalmente da civilização dos povos, ou seja, uma vez que o desaparecimento deste esteja ameaçado, toda a sociedade a qual ele pertence também estará ameaçada.
Considerando que o homem é um ser histórico, e que vive em processo, é possível dizer que ele cria um conceito mediador no qual ele dialoga com o meio, garantindo desta forma a sua inserção sócio-cultural no tempo e espaço. Preservar a natureza intocada implicaria a morte dos seres humanos porque isto impediria até a coleta e a caça, e não haveria como alimentar a humanidade.
Não houve! Ali havia muita discussão sim, mas poucas replantaram acho que eles acharam que era antieconômico, e não havia um retorno na região. Aqui teve duas firmas que plantaram: Foi a Batistela e a Gaúcha, mas não deram continuidade.
SÉRGIO RAMOS MELO – (Ex Funcionário da Gaúcha Madeireira Ltda. - referindo-se as empresas madeireiras que não se preocuparam em replantar as matas araucárias – Entrevista concedida em 27 de maio de 2008).
O ato de preservar o meio ambiente natural e cultural é torná-los imprescindíveis para a manutenção do equilíbrio ambiental, e conseqüentemente, identificadores ou não da história da sociedade humana e da cultura deste mesmo grupo social.
Tem muitos pontos que houve uma recuperação né. Não houve mais queimadas naqueles pontos onde foi destruído pelas queimadas. Onde houve destruição a própria natureza recuperou.
SÉRGIO RAMOS MELO - (Referindo-se as “matas” de araucárias ainda existentes em Bom Jardim da Serra – Entrevista concedida em 27 de maio de 2008).
Sendo assim, o patrimônio ambiental é a garantia de sobrevivência física da humanidade e o patrimônio cultural é a garantia de sobrevivência social dos povos.
Profº Eráclito Pereira
(Fragmento do artigo apresentado durante o III Congresso Internacional de Educação – Unibave e publicado recentemente pela Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educacación – Universidad de Jaén – España).
MERECEM ELOGIOSA todos os atletas da EEBAJM que participaram dos Jogos Escolares de Santa Catarina e trouxeram em sua bagagem mais um belo peso de troféus. E não tem pra ninguém mesmo. A EEBAJM é hexa campeã no vôlei feminino; hexa campeã no xadrez e vice-campeã no futsal e tênis de mesa. Também fica exposto aqui os mais sinceros votos de agradecimento e admiração por parte do Gritador ao corpo docente da Educação Física da escola, principalmente ao Prof. Zenóbio e o Prof. Juliano pela ardorosa dedicação com que treinam suas equipes.
ESPAÇO CABEÇA___________________________________
O HISTORIADORVeio para ressuscitar o tempo
e escalpelar os mortos,
as condecorações,as liturgias, as espadas,
o espectro das fazendas submergidas,
o muro de pedra entre membros da família,
o ardido queixume das solteironas,
os negócios de trapaças, as ilusões jamais confirmadas nem desfeitas.
Veio para contar
O que não faz jus a ser glorificado
E se deposita, grânulo,
No poço vazio da memória.
É importuno,
sabe-se importuno e insiste,
rancoroso, fiel.
Carlos Drummond de Andrade.
+DEVANEIOS“Experiência não é aquilo que aconteceu com você, mas o que você fez com o que aconteceu.”
Prof. Valdemir
OUTROS AGOSTOS
1-08-1822- D. Pedro, príncipe regente, declara inimigas as tropas portuguesas que desembarcarem no Brasil.
24-08-1954- Getúlio Vargas se suicida no Rio de Janeiro, capital da Republica.
04-08-1977- A escritora Raquel de Queiroz é a primeira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras.
21-08-1989- Morre o cantor, compositor e filósofo Raul Seixas.
03-08-1989- Morre, em Recife, o cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga, autor de Asa Branca.
09-08-1992- Seleção masculina de vôlei do Brasil conquista a medalha de ouro nas olimpíadas de Barcelona.
21-08-2004 – Morre José Adolfo Anselmo Diretor e Prof. de História e Geografia
da EEB. Adolfo José Martins.